domingo, 14 de abril de 2013

O Túnel do tempo

Um carro se aproxima de um ponto indeterminado no meio do nada, em paisagem desértica, e subitamente é tragado por uma passagem subterrânea que leva seus ocupantes a uma fantástica e futurística instalação científica. Trata-se do Projeto Tic Toc, destinado a pesquisar a possibilidade de se fazer viagens através do tempo. Como era de se esperar, uma empreitada muito custosa. E são estes custos que levam uma comissão do senado americano a enviar um representante para investigar o andamento dos trabalhos, com uma ameaça concreta de corte de verbas.

Assustado com a possibilidade de que o trabalho de sua vida seja perdido, um dos responsáveis pela pesquisa, Tony Newman (James Darren), entra no túnel e consegue voltar no tempo. Mas fica preso por lá – num local e horário nada animador. Impossibilitados de trazê-lo de volta a tempo de evitar uma tragédia (não vou entrar em detalhes para não estragar a surpresa de quem ainda não viu), os demais membros da equipe concordam que o Dr. Douglas Phillips (Robert Colbert) parta em seu encalço.

Assim começa o episódio piloto de uma das mais cultuadas e aclamadas séries de TV da História, “O Túnel do tempo” (Time Tunnel), de Irwin Allen. A partir dali e por mais 29 episódios, durante os anos de 1966 e 1967, os telespectadores puderam acompanhar os dois amigos às voltas com todo tipo de situação perigosa em aventuras que os levavam a diferentes pontos chaves da história da humanidade. Porque como sua atitude precipitada se deu antes do desenvolvimento da técnica que permitiria o resgate dos viajantes, eles têm que se virar enquanto esperam pela possibilidade de voltar “para casa”.

A série foi um grande sucesso, inclusive no Brasil, e só foi cancelada devido aos altos custos de produção. Os cenários futuristas da Base do túnel e as reconstituições das épocas pelas quais passam os viajantes são, em geral, primorosas - com os devidos descontos para os (d)efeitos especiais toscos típicos da ficção científica produzida nos anos 50 e 60 - que, vistos hoje, não deixam de ter seu charme. O grande destaque, no entando, fica mesmo por conta dos brilhantes roteiros gestados na mente criativa de Allen (Nova Iorque, 12 de junho de 1916 — Santa Monica, 2 de novembro de 1991), criador de inúmeras outras populares e memoráveis séries para a televisão, como “Terra de Gigantes”, “Perdidos no Espaço” e “Viagem ao fundo do mar”.  

É importante ainda destacar algumas observações que constam no livro “Túnel do Tempo: um estudo de história audiovisual”, obra coletiva coordenada por Dennison de Oliveira. Nele se afirma, por exemplo, que "Trata-se do produto da indústria cultural dos EUA que maior e mais duradoura influência exerceu sobre o imaginário coletivo nacional no que se refere à formação das concepções de Tempo, História e Ciência e cujo impacto ainda hoje pode ser descrito e analisado". E prossegue, referindo-se ao pano de fundo político/ideológico do programa: "A permanente guerra ideológica dos blocos em confronto no decorrer da Guerra Fria foi uma fonte inesgotável de inspiração para o entendimento do sentido implícito nos episódios. Ao lado de um evidente etnocentrismo (a sociedade norte-americana é sempre mostrada como a mais avançada e a mais justa, todas as outras lhe sendo inferiores), percebe-se também um acentuado maniqueísmo (todos os personagens e instituições são assimiladas somente ao “bem” ou ao “mal”) onde novamente os valores norte-americanos aparecem como os únicos positivos e moralmente defensáveis. Na maior parte dos casos é difícil evitar-se a assimilação do lado do “mal” da história de cada episódio aos soviéticos, havendo pelo menos um episódio onde isso se dá de forma explícita. Verificam-se também alguns casos de reabilitação moral de povos e nações, em especial dos derrotados na Segunda Guerra Mundial que, no contexto da Guerra Fria, se tornaram aliados dos EUA.” (OLIVEIRA, 2010; p. 21).

Vale muito a pena ver de novo. Pra quem não conhece, é indispensável.

Baixe AQUI

A.

Um comentário:

A Wild Garden disse...

Não resisti comentar, rezando para que a horda do mal esteja ocupada pela primeira vez na vida e não venha emporcalhar teu blog atrás de mim. Acho que a maioria das pessoas sonha em voltar no tempo com a consciência do que deu errado e agir como Dean Winchester. Eu sou uma delas.