sexta-feira, 12 de março de 2010

Graffiti nas ruas de Aracaju



Acima, grafitti de Chagas no Beco dos Côcos

Fonte: http://www.ruadacultura.blogspot.com

Aracaju é moderna e discreta mas, sobretudo, moderna. E é ai onde se encontra seu charme e a sua capacidade de encantar a quem passa por aqui. São dezenas de canteiros de obras que estão pulsando na cidade. Prédios subindo, reformas acontecendo e obras das mais diversas apontam o crescimento da nossa cidade. Mas junto com os prédios sofisticados, vemos também a manutenção e valorização dos casarões que contam a nossa historia. O casarão da Avenida Ivo do Prado, tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural, foi reformado e é ocupado pela OAB/SE. Hoje ele recebe o nome de Palácio da Cidadania, e isso configura um bom exemplo de que ser moderno é cuidar também do que conta a nossa história. Pena que o cinema Rio Branco e outros prédios históricos não tiveram a mesma sorte. Perdemos nós.

O Atheneuzinho, que também fica na Avenida Ivo do Prado, esquina com a Rua Tenente Martinho Garcez, é outro prédio que durante muitos anos estava entregue a própria sorte, e que hoje é preparado para receber o Centro Cultural Banese, outro passo importante para usar a arquitetura histórica, já presente, para embelezar e fortalecer a nossa identidade. E mesmo em obras, o Atheneuzinho já tráz uma grande contribuição para o pensamento artístico e cultural avançado. Utilizaram suas placas de fechamento da obra como um grande painel, para que dois de nossos artistas, que pertencem a nova geração, possam apresentar seus trabalhos a céu aberto. Uma prova de sensibilidade que cabe às instituições de promoção à cultura. Quem espera o ônibus, de passagem cara e ainda com muitas deficiências, pode se distrair vendo a intervenção em fotograffite de Lucio Teles e Chagas, que já tinham apresentado seu talento no Beco dos Cocos e na praça do bairro Santos Dumont. Personagens das nossas manifestações populares se misturam com o graffitte bem elaborado e universal. Antigo e novo se misturam, tradição e sofisticado se associam para deixar a cidade bonita, mesmo em um canteiro de obras. Espero que construtoras, empreiteiras e instituições façam o mesmo para trazer qualidade visual para as ruas de Aracaju. Além de inibir a ação dos pixadores, que geralmente respeitam os espaços já ocupados pelos grafiteiros e acabam se estimulando a abandonar a pixação e migrar para o graffite. Tanto os prédios antigos da nossa cidade quanto as novas formas de fazer arte devem ser respeitados e assimilados pela sociedade, e cabe àqueles que têm os mecanismos para fazer com que isso aconteça facilitar esse entendimento. Com isso todos ganham: instituições, artistas e, principalmente, o povo, que percebe em sua volta uma cidade mais bonita e acessível.

Contando os dias para ver o Atheneuzinho de portas abertas novamente.

E viva a inteligência cultural!!

Por Lindemberg Monteiro

---------------

ENTREVISTA COM CHAGAS

por Adolfo Sá
Fonte: http://www.vivalabrasa.blogspot.com

Graffiti é arte de rua, e o grafiteiro André Chagas é um artista de mão cheia – de tinta spray. Dono de um talento absurdo e uma técnica apuradíssima, Chagas já venceu vários concursos de desenho aqui na cidade e está adquirindo ainda mais base teórica no curso de design gráfico na UNIT. Seus painéis fantásticos e hiperrealistas podem ser vistos da zona norte à zona sul – Cidade Nova, Centro, Coroa do Meio – e agora investe numa abordagem inédita aliando pintura e fotografia.

Com que idade começou a grafitar?

Com 20 anos.

Fale sobre os concursos que já venceu...

O primeiro concurso de GRAF que participei foi em 2002 na antiga escola de tênis Jurinha Lobão, no bairro Coroa do Meio. Não sei qual foi o resultado pois cheguei atrasado na premiação. Mas acho que não fui bem colocado, pois não tinha muita experiência na área. Em 2004 participei do concurso de graffiti do drive-thru também na Coroa do Meio, cheguei mais uma vez atrasado pra premiação, mas dessa vez fiquei em 1º entre 6 painéis concorrentes. Em 2005 participei de um concurso de graffiti organizado pela secretaria de esporte no estádio Lourival Batista (Batistão). Fui 1º colocado entre dez painéis concorrentes, e dessa vez cheguei na hora certa da premiação. Em 2006 participei do concurso de mascote realizado pela SETRANSP, fiquei em 1º lugar entre 200 concorrentes. Em 2007 criei um brasão pra polícia de choque do estado, e minha arte foi selecionada entre três. Eu particularmente não gostei muito do brasão que fiz.

Quando foi que vc viu o blog como outro meio p/ divulgar sua arte?

Um amigo meu me incentivou a criar o blog, até que um dia resolvi fazer, tem uns dois anos que já tenho.

Quais os melhores blogs de grafiteiros?

Eu não costumo visitar blogs de grafiteiros com muita freqüência, mas sempre vou em www.artcrimes.com, lá tem link para todas as páginas dos principais artistas de graffiti do mundo; www.delarge.co.uk; www.graffitiplanet.com; e www.fotolog.com/chagasgraf, nesse endereço tem alguns fotologs de grafiteiros de várias partes do mundo que estão em minha rede.

Novos projetos?

Atualmente estou experimentando uma nova técnica que se chama FOTOGRAFFIT, em parceria do fotografo Lúcio Telles, que é possuidor de um acervo fotográfico com registros de imagens surpreendentes do movimentos folclóricos do nosso estado. Ex: Cacumbi, Reizado, Lambe-Sujo, Taieiras, Samba de Coco, Parafusos e muitos outros. Usamos essas imagens impressas e coladas nas paredes, em seguida interagimos com a arte do graffiti. O resultado é bem legal, e a proposta que foi despertada naturalmente é de evidenciar essa cultura através dessa fusão. Muitos de nós sergipanos não nos damos conta das riquezas culturais que existem aqui em nossa região, suponho que isso pode ser consequência também de um fortalecimento de culturas de outros estados e países que rompem fronteiras até chegar aqui. Já utilizamos as ruas da cidade como principal galeria dessa junção cultural. Mas cada um pode também achar outras junções artísticas específicas, criando assim mais formas culturais de interações com o meio que vivemos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por favor, alguém pode realizar o nosso sonho em ter o muro da nossa escola com essa arte? Somos um Colégio Público Estadual em Capela-SE e estamos em um momento de transformação onde esse tipo de arte ajudaria a alavancar essa transformação. Nos ajudem... telefone: 999346278

Sou o professor Marcos Medeiros- Diretor da Unidade Escolar